Recentemente acompanhamos o caso das brasileiras que repercutiu na imprensa, que foram detidas na Alemanha com as malas trocadas e etiquetas das bagagens alteradas por uma quadrilha de tráfico de drogas.  Depois do triste episódio com as brasileiras, os viajantes passaram a questionar como evitar uma situação tão grave como essa e aqui passarei sugerir algumas medidas para uma viagem mais tranquila.

1 – Iniciar o registro da sua viagem a partir das malas

 

Hoje registramos nossa viagem do início ao fim, então registrar com fotos e vídeos sua mala desde casa não é má ideia.  Podemos registrar como foi organizada nossa mala e no momento do check-in, registrando no vídeo o número da etiqueta que foi fornecida e o peso exato dessa mala.

Registre com fotos suas bagagens.

2 – Mala com modelo e cor diferenciados

 

Uma mala com modelo e cor fora do comum pode ajudar também. A maioria dos viajantes utilizam malas pretas e pode ser alvo fácil para quem não tem boas intenções como uma quadrilha como essas, provavelmente eles reservariam uma mala comum para trocar com outra comum, logo uma mala de modelo e cor diferenciados podem ficar fora do alvo. Além disso, o uso de fitas coloridas amarradas na mala ajuda a personalizar sua bagagem. 

Antes de despachar as bagagens, tirem fotos tanto da parte interna quanto externa.

3 – Etiquetas

 

Colocar mais de uma etiqueta na sua mala, identificada com nome, endereço e telefone. Muitas vezes esperamos que a companhia aérea coloque a etiqueta em nossa bagagem antes de despachá-la, quando deveríamos identificá-la em casa e com mais de uma etiqueta em diversos compartimentos, pois as malas são despachadas e podem ter a etiqueta destacada no manuseio e mais de uma etiqueta ajudaria a evitar o extravio de bagagem também.

4 – Rastreador de bagagem

 

Hoje temos que utilizar a tecnologia a nosso favor e podemos utilizar rastreador de bagagem que é um dispositivo eletrônico que ajuda a localizar a bagagem em caso de perda ou extravio durante uma viagem. Ele geralmente é acoplado à mala e usa tecnologia como GPS, Wi-Fi e Bluetooth para rastrear a localização da bagagem em tempo real. No mercado temos como exemplo o AirTag da Apple que custa aproximadamente R$369,00.

Rastreador de bagagem é um dispositivo eletronico que ajuda a localizar a bagagem.

5 – Fique atento

 

Mantenha a sua mala sempre por perto, principalmente nas áreas de grande movimento para evitar que ela seja trocada sem que você perceba.

6 – Use um cadeado

 

Usar um cadeado na sua mala pode ajudar a proteger contra a abertura indevida. Certifique-se de usar um cadeado que atenda às regulamentações de segurança de viagem.

7 – Lista de ítens levados na mala

 

No momento em que você organiza sua mala, o ideal é fazer uma lista de todos os itens que estão sendo levados, pois em caso de extravio, precisará apresentar essa lista para possível ressarcimento.

8 – Capas para bagagem

 

As capas para malas também são ótima opção para evitar problemas, pois isso dificulta a abertura, personaliza a mala também te distancia de ser alvo dos delinquentes que procuram agir rapidamente.

 

9 – Bagagem de mão

 

Se a viagem for curta e for possível levar apenas a bagagem de mão isso praticamente resolve esse problema, mas é preciso ter bom-senso e respeitar as regras, considerando as dimensões permitidas pelas companhias aéreas.

Despachar bagagem.

Seguindo essas dicas, você pode ter uma viagem mais tranquila e evitar a troca de malas ou a perda de bagagem.

Até logo wink  Acompanhem meus posts no instagram, clicando no ícone abaixo: